Culturas Escolares: Estudo Sobre Práticas de Leitura e Escrita na Escola Pública Primária (Brasil e França, Final do Século XIX)

A história da educação é rica em discursos (tratados pedagógicos, projetos políticos, controvérsias públicas, programas de ensino etc.). Mas, como os grandes princípios se encarnam na realidade?
Diana Vidal pertence à escola histórica que privilegia as práticas, sem negligenciar jamais os contextos institucionais e sociais nos quais se assentam. Perseguindo aqui a investigação sobre as práticas de leitura e escrita, constituintes da cultura escolar, ela interroga-se sobre essa expressão recentemente surgida sob a pena dos historiadores.
Procura a gênese do seu uso, legitimando sua pertinência conceitual, para escapar às antigas divisões que separavam teoria e prática, saberes e valores, fins e meios. Colocando sua teoria à prova, Diana propõe dois estudos de caso situados no século XIX: um sobre a leitura (a recepção no Brasil de um livro francês de poesia infantil) e outro sobre a escrita (a invenção de uma estenografia escolar), que mostram como uma proposição totalmente válida em princípio se torna aceitável ou fracassa ao se fazer introduzir na realidade.

Anne-Marie Chartier
Pesquisadora do Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França).

Editora ‏ : ‎ Autores Associados
Data da publicação ‏ : ‎ 4 outubro 2005
Edição ‏ : ‎ 1ª
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas ‏ : ‎ 208 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 8574961310
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8574961316
Peso do produto ‏ : ‎ 240 g
Dimensões ‏ : ‎ 21.2 x 13.8 x 1 cm

Culturas Escolares: Estudo Sobre Práticas de Leitura e Escrita na Escola Pública Primária (Brasil e França, Final do Século XIX)

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