A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão
Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores: de ditados e saberes populares até sua utilização na área de design de produto, os diversos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a manipulação de pessoas, os nomes e sobrenomes relacionados com as cores etc. A diversidade desta abordagem faz do trabalho de Eva Heller uma ferramenta indispensável para todos os que trabalham com cores: artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, decoradores, arquitetos, designers de moda, publicitários, entre outros.
Da editora
Para este livro foram consultadas 2 mil pessoas de diversas profissões em toda a Alemanha. Foram inquiridas sobre suas cores prediletas, sobre as cores de que menos gostavam, sobre todos os efeitos que cada cor podia causar e sobre a cor típica de cada sentimento. Cento e sessenta diferentes sentimentos e características – do amor ao ódio, do otimismo à tristeza, da elegância à feiura, do moderno ao antiquado – foram associados a cores específicas. No primeiro encarte de imagens, podem ser vistas as associações que se fizeram entre cada cor e determinado conceito e, no texto, a porcentagem de cada um deles. Os resultados das pesquisas demonstram que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento. Com o auxílio do simbolismo psicológico e da tradição histórica, esclareceremos por que isso é assim.
Um terço da criatividade consiste em talento, um terço de influências ambientais que estimulam dons especiais e um terço de conhecimentos aprendidos no setor criativo em que se trabalha. Quem não souber nada a respeito dos efeitos gerais e da simbologia das cores, quem quiser confiar apenas em seus talentos naturais, será sempre ultrapassado por aqueles que têm, além disso, esses conhecimentos.
Usar as cores de maneira bem direcionada significa poupar tempo e esforço.
O que são as cores psicológicas?
A cor é mais do que um fenômeno ótico, mais do que um instrumento técnico. Os teóricos das cores diferenciam as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) das cores secundárias (verde, laranja, violeta) e das cores mistas, subordinadas (rosa, cinza, marrom); não há unanimidade a respeito de o preto e o branco serem cores verdadeiras; em geral, ignoram o ouro e o prata como cores – apesar de, na psicologia, cada uma dessas treze cores ser autônoma, não podendo ser substituída por nenhuma outra. E todas são igualmente importantes.
Do vermelho obtém-se o rosa – mas a impressão que ele causa é totalmente diferente. O cinza é composto de branco e de preto, mas seu efeito não corresponde nem ao do branco nem ao do preto. O laranja tem parentesco com o marrom, mas seus efeitos são opostos.
Este livro trata de todas as treze cores psicológicas – uma investigação que vai além do que todos os outros livros sobre cores já foram até hoje.
Para os que quiserem trabalhar com as impressões causadas pelas cores, os aspectos psicológicas são essenciais.
Nota da editora
Lançado originalmente em 2002, A psicologia das cores alcançou grande sucesso mundial e é, até hoje, importante referência sobre como interpretamos e representamos as cores a partir de influências socioculturais. Em 2023, a versão em português do livro segue nos tops de vendas no Brasil e, para sua 5ª reimpressão, passou por uma nova revisão, ajustando detalhes – em alguns casos, a partir de observações de leitores. Entre eles, por exemplo, a forma de padronizar as indicações de imagens no corpo do texto. O livro se mantém uma referência importante para a atualidade, mesmo que alguns trechos devam ser interpretados a luz de seu tempo, considerando o contexto em que foi escrito – há mais de duas décadas, na Alemanha – e as referências recorrentes da autora a representações de outras épocas.
Editora : Olhares; 1ª edição (10 maio 2021)
Idioma : Português
Capa comum : 311 páginas
ISBN-10 : 658828005X
ISBN-13 : 978-6588280058
Idade de leitura : 16 anos e acima
Dimensões : 23.8 x 16.8 x 1.8 cm