Saber Escolar, Currículo e Didática: Problemas da Unidade Conteúdo/método no Processo Pedagógico

O saber escolar é um conjunto de conhecimentos selecionados da cultura geral da sociedade para o ensino-aprendizagem e sua organização expressa-se nos currículos e matérias escolares, que são estabelecidos de acordo com as finalidades educacionais. No processo pedagógico, o currículo remete-se aos elementos culturais a serem apropriados (o conteúdo) e a didática constitui a trajetória pedagógica necessária a tal apropriação (o método). Nereide Saviani entende que esses elementos devem estar intrinsecamente relacionados e reflete sobre questões de proximidade e distanciamento entre a ciência que se ensina nas escolas e a ciência produzida pelos cientistas. A estrutura do livro prevê a análise de concepções sobre a história dos currículos e das disciplinas escolares, a escola/sociedade como eixo estruturador do currículo, os aspectos sociológicos, psicológicos/cognitivos e lógicos/psicológicos da elaboração do currículo e a discussão sobre a conversão do saber científico para o saber escolar. Ao final de cada capítulo há um “resumindo e comentando” que serve como guia para o leitor recapitular os pontos principais que a autora quer destacar. Os diferentes enfoques analisados são permeados pela reflexão sobre o que a escola é e o que ela deve ser.

Editora ‏ : ‎ Autores Associados
Data da publicação ‏ : ‎ 1 janeiro 2018
Edição ‏ : ‎ 7ª
Idioma ‏ : ‎ Português
Número de páginas ‏ : ‎ 198 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 857496414X
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8574964140
Peso do produto ‏ : ‎ 320 g
Dimensões ‏ : ‎ 22.6 x 15.8 x 1.2 cm

Saber Escolar, Currículo e Didática: Problemas da Unidade Conteúdo/método no Processo Pedagógico

COMPRE NA AMAZON

MAIS PRODUTOS

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *